sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Técnica- GIFT E ZIFT

GIFT
A Transferência Intratubária de Gametas (GIFT) consiste em captar os óvulos da mulher através de laparoscopia, exame endoscópico da cavidade abdominal através de uma pequena incisão na parede do abdômen, ao mesmo tempo que se capta o esperma do marido. Na mesma operação, colocam-se ambos os gametas numa cânula especial, devidamente preparados, introduzindo-os em cada uma das trompas de Falópio, lugar onde se produz naturalmente a fertilização.
Se tudo decorrer normalmente, os espermatozoides penetram num ou mais óvulos, formando-se o embrião. Este descerá dentro das trompas até o útero, de forma tal que a concepção se produzirá integralmente no corpo da mulher.

O grande problema é a baixa percentagem de êxito desta técnica, figurando entre 35 a 40 %. Outro problema, comum às técnicas que não se utilizam apenas de métodos físicos, é a grande possibilidade de concepção de gêmeos. Isso explica-se pelo fato de, ao se utilizar esse método de reprodução artificial, recolherem-se vários óvulos, para se garantir alguma margem de sucesso.


  O objetivo é assegurar a presença dos gametas no ambiente intratubário.



     São indicações de GIFT:

      Endometriose,

      Fator masculino,

      Infertilidade sem causa aparente, e

  Fatores uterino-anatómicos que possam tornar extremamente difícil a transferência transcervical dos embriões obtidos por fertilização in vitro.
 


ZIFT


Por meio da Transferência Intratubária de Zigotos (ZIFT), ambos os tipos de gametas são postos em contacto, in vitro, em condições apropriadas para a sua fusão.
O zigoto ou zigotos resultantes são transferidos para o interior das trompas uterinas.
A grande diferença da ZIFT em relação ao GIFT é que, na primeira, a fecundação realiza-se fora do corpo da mulher, enquanto na segunda, o encontro do óvulo com o espermatozoide, formando o embrião, ocorre nas trompas.
 A ZIFT possui as mesmas restrições apresentadas pela GIFT, ou seja, baixa percentagem de êxito e sobra de vários zigotos não colocados no corpo da mulher.
Tal como a GIFT, hoje está praticamente abandonada servindo para casos excepcionais, como na incapacidade de se colocar os embriões através do colo uterino.

  • http://rmaess.tripod.com/transferencia.htm

6 comentários: